ANAC restringe operações no aeroporto de Passo Fundo (RS)

Publicado em 27 de julho de 2012 às 16:33

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou na última quarta-feira (25/07) a restrição de algumas operações no Aeroporto Lauro Kurtz (Passo Fundo, no Rio Grande do Sul), após vistorias realizadas nos dias 16 e 17/07/2012. Nessas inspeções foram verificadas as condições da pista de pouso e decolagem, do pátio das aeronaves, da seção contra incêndio e questões relacionadas à segurança operacional.

Em relação a aspectos de segurança operacional, foram encontradas não conformidades na seção contra incêndio que poderiam comprometer a operação de aeronaves que devem operar na categoria contra incêndio quatro ou superior e que necessitam de correção imediata. Os demais aspectos observados e que precisam de adequação não prejudicam os voos do aeroporto. O resultado das inspeções foi comunicado ao operador aeroportuário em 19/07/2012 e a ANAC concedeu prazo de cinco dias (vencido em 24/07/2012) para adoção de providências cabíveis. A Avianca, principal companhia com operações regulares no aeroporto, também foi informada previamente sobre a possibilidade de restrição das operações.

A suspensão da restrição dependerá da adequação do serviço contra incêndio, de forma a garantir a segurança das operações de aeronaves de maior porte.

Atualmente, o aeroporto recebe voos regulares das empresas Avianca e NHT. As operações da NHT não sofreram restrições devido ao porte de suas aeronaves. A Avianca opera dois voos de ida e volta para o aeroporto de Guarulhos (um de segunda à sexta e o outro aos domingos). As companhias deverão atender os passageiros que compraram bilhetes, conforme previsto na Resolução nº. 141/2010 da ANAC, que estabelece os direitos dos passageiros tais como assistência material e acomodação.

Fonte: ANAC