Novo aeroporto é inaugurado no Ceará

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 15:32

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, o governador do Ceará, Cid Gomes, e o secretário de Turismo do estado, Bismarck Maia, inauguraram no último sábado (04/08) o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati (CE). O terminal, construído com recursos do MTur e do governo estadual, vai atender o polo de Canoa Quebrada, um dos principais destinos turísticos do litoral leste do estado.

Segundo Gastão Vieira, o aeroporto representa a política que o ministério está desenvolvendo no país. “É um grande passo, a concretização de um projeto que impulsiona o turismo nacional. O aeroporto é um exemplo das ações de infraestrutura que temos implementado para dar mais conforto ao turista e contemplar a atividade como um todo”.
O ministro se comprometeu a visitar novamente o estado no dia 15 de agosto, quando será inaugurado o novo centro de convenções de Fortaleza. “O Ceará é importantíssimo como destino internacional, uma grande porta de entrada do nosso país. No próximo ano teremos um encontro com BRICs para discutir as relações turísticas no bloco e contamos com a presença do governador Cid Gomes para ajudar nos debates”, afirmou.

Cid Gomes frisou que o aeroporto de Aracati não tem apenas um objetivo turístico, mas também econômico. “Ele tem um padrão de modernidade, conforto e segurança, e ajudará na meta de trazer mais turistas para o estado. É um legado fundamental para a cadeia produtiva do turismo e para a economia do Ceará agradeceu o”.
Bismarck Mais elogiou o empenho do MTur para a finalização das obras e falou sobre o impulso que o turismo terá com o novo aeroporto. “É uma obra para o futuro de toda a região. Tínhamos apenas um aeroporto na capital e agora o será possível equilibrar o fluxo de turistas para trazer mais conforto a todos”.

Investimentos – O Dragão do Mar é o primeiro dos aeroportos regionais do estado com vocação turística. No entanto, sua proximidade com a capital e a operação de aviões de grande porte o credenciam também a funcionar como um canal de escoamento da produção local, além de contribuir para desafogar o tráfego no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

A obra, com custo total de R$ 23,7 milhões, recebeu investimento de R$ 14,5 milhões do Ministério do Turismo. A pista de pouso, área de taxi e os hangares estão concluídos. O terminal de passageiros está em fase de acabamento. Segundo informação do governo cearense, o aeroporto comporta 1,2 mil pousos e decolagens por ano e será operado pela TAM Aviação Executiva, A expectativa é que o aeroporto gere 150 empregos diretos, além de formar uma cadeia de profissionais especializada no setor aéreo.

Aracati, junto com Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara e Nova Olinda, integra o rol de destinos indutores do desenvolvimento do turístico regional do Ceará, trabalhados com prioridade pelo Ministério do Turismo.

Fonte: MTur