Empresários se preparam para a Copa do Mundo 2014

Publicado em 11 de julho de 2012 às 14:40

Natália Kenupp, da Agência Sebrae

Para alguns empresários do Distrito Federal, a Copa do Mundo 2014 já começou. De olho nas oportunidades que surgem a partir da realização do megaevento esportivo, muitos investem em gestão e em informações estratégicas para ampliar o desenvolvimento dos negócios. Para entender melhor os turistas que visitarão o País e a capital durante o Mundial, 11 empreendedores locais participaram de missão técnica em Santiago, no Chile, no dia 6 de julho. Ação faz parte do projeto Goal to Brazil, iniciativa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

O evento será realizado mensalmente, e passará por países como Colômbia, Portugal, Canadá, Argentina, França, Itália, Espanha, México, Alemanha, Inglaterra, Peru, Uruguai, e Estados Unidos. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, José Sobrinho Barros, acompanhou o grupo de Brasília e acredita que os que buscam informações estratégicas sobre os principais países responsáveis por enviar turistas estarão à frente da concorrência.

Para José Sobrinho, a participação promove uma nova perspectiva de abertura de mercado. “A missão foi uma oportunidade para conhecerem o perfil dos chilenos e o que pode ser bem aceito por eles quando estiverem por aqui. É preciso que os empreendedores se antecipem para conseguir informações privilegiadas e conquistarem os clientes estrangeiros”, comenta.

Para o secretário de Estado de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, é obrigação dos representantes da Unidade Federativa valorizarem a beleza, riqueza cultural e opções de lazer que Brasília oferece. “Conseguimos mostrar uma cidade que encantou a todos. Acredito que estamos no caminho certo para conquistar definitivamente o mercado internacional”, afirmou. O secretário conta que o encontro com agentes de viagens, operadores de turismo, mídia geral e especializada, formadores de opinião e autoridades do Chile desmitificou o estigma de política que está atrelado à capital. “Encantamos o público do evento com o que realmente temos aqui, uma junção de brasileiros criativos, animados e engajados em dar o melhor de si pelo desenvolvimento conjunto do País”, conclui.