Esplanada terá shows gratuitos na abertura da Copa das Confederações

Publicado em 12 de junho de 2013 às 12:58

Brasília terá programação cultural especial neste sábado (15.06), dia da abertura da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013. O Governo do Distrito Federal anunciou uma festa gratuita na Esplanada do Ministério com duração de 10 horas: das 13h às 23h.

O jogo entre Brasil e Japão, marcado para as 16h, será exibido em nove telões de alta resolução. Batizada de “Brasília Joga Junto”, a festa também terá uma agenda de shows culturais e musicais, com destaque para o cantor Gusttavo Lima e as bandas Revelação e Asa de Águia, além de uma megaestrutura de segurança e alimentação.

Segundo estimativa da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, são esperadas cerca de 300 mil pessoas. O custo total do evento é de R$ 5 milhões. “Essa festa vai possibilitar uma participação grande do povo do DF e dos turistas. Tenho a certeza que vamos fazer a maior e melhor abertura da história da Copa das Confederações”, disse o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

A estrutura será montada na Esplanada dos Ministérios, entre o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana. Serão 6 praças de alimentação e áreas cobertas de descanso com 480 banheiros químicos (incluindo para pessoas com necessidades especiais). Sem contar o efetivo do estádio, 1,5 mil policiais farão a segurança do espaço na Esplanada, que estará cercado e contará com revista do público nas entradas. Haverá ainda 5 torres de monitoramento da Polícia Militar e um Centro de Comando da PM, ao lado do palco. A área de serviços contará ainda com a presença de 10 ambulâncias do SAMU, além de atendimento infantil e cinco Centros de Atendimento ao Turista (CATs).

“A estrutura está montada para garantir conforto, segurança e a possibilidade de assistir ao jogo de forma privilegiada, solidária, alegre e coletiva. É uma característica do nosso povo assistir aos jogos dessa maneira mesmo quando a Copa é fora daqui. Então isso é uma oportunidade”, disse Agnelo Queiroz.

Assim como para o público que vai ao jogo, a orientação é que a população utilize transporte público para chegar à festa na Esplanada. A Rodoviária do Plano Piloto vai funcionar normalmente, assim como o Metrô. Parte dos estacionamentos dos ministérios estará disponível. O acesso às vagas será pelas vias S2 e N2, além do Setor de Autarquias Sul.

Atrações

A primeira atração será um show de tambores japoneses, já que o adversário da Seleção Brasileira no dia será o time nipônico. “Vamos receber os japoneses de forma hospitaleira, respeitosa”, disse o governador Agnelo Queiroz.

O cantor sertanejo Gusttavo Lima vai se apresentar antes da cerimônia de abertura da Copa das Confederações, que também será exibida pelos telões a partir das 15h30. Logo após a partida, haverá a apresentação artística do grupo local Seu Estrelo e Fuá de Terreiro, a partir das 18h.

Ao mesmo tempo, dois trios elétricos sairão do Eixo Momumental, altura da Torre de TV, para conduzir os torcedores na saída do estádio em direção à Esplanada. O Cortejo Cultural terá apresentações dos artistas locais Obará, Ile Axe Oya Bagan, Mambembricante, Banda Imagem, Boi do Seu Teodoro e Pé de Cerrado.

O samba carioca vai tomar conta do palco principal a partir das 19h. O grupo Revelação vai aproveitar a festa para gravar um DVD. Por fim, a banda baiana Asa de Águia fará o encerramento do evento, com show a partir das 21h. “Essa abertura é uma pequena amostra do que será na Copa do Mundo”, disse o governador do DF.

Fonte: Portal da Copa