Conexão Joinville-Brasília pode ter retorno em breve

Publicado em 23 de março de 2015 às 16:52

A Azul solicitou uma ligação entre Porto Alegre e Brasília, na qual seriam realizadas escalas em Joinville e no aeroporto de Guarulhos. Caso o pedido seja aprovado, Joinville voltará a ter voos diretos para a capital do país – eles foram abortados após a falência do grupo Transbrasil, que operava o trajeto no final dos ano 90 e início dos anos 2000. Hoje a cidade possui voos para São Paulo (Congonhas e Cumbica), Campinas e Porto Alegre.

Segundo o pedido enviado pela companhia – que espera ter respostas até 11 de maio -, a frequência de voos seria praticamente diária (apenas não funcionaria aos sábados), e as operações contariam com jatos Embraer 190, para 118 passageiros.

Aeroporto apresenta aumento no movimento de seus terminais

Segundo dados levantados pela Infraero, o Aeroporto de Joinville registrou um aumento no número de passageiros que chegam e partem em seus voos. O primeiro bimestre de 2015 teve o maior movimento para um bimestre na história do aeroporto: 79,1 pessoas embarcaram e desembarcaram em janeiro e fevereiro desse ano – representando 1,76% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Apesar do crescimento no movimento de passageiros, nos dois primeiros meses do ano as três principais companhias aéreas que atuam na cidade – Azul, TAM e Gol – reduziram de 988 para 857 o número de chegadas na cidade catarinense. O Carnaval, que aconteceu mais cedo em relação a 2014, também contribuiu para a retração.