Publicado em 9 de março de 2012 às 13:45

Chapada dos Veadeiros

Turismo em Brasília - Chapada dos VeadeirosToda a região está acomodada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, o mais antigo patrimônio geológico do continente, formado ha quase dois bilhões de anos.

Localizada a 230 km de Brasília, a região possui o maior cerrado contínuo do mundo que é tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O bioma Cerrado é um mosaico de chapadas e vales com várias formações vegetais distintas que possuem uma excepcional riqueza biológica, sendo considerada a savana de maior biodiversidade do mundo. A região é também conhecida como Berço das Águas, pelas nascentes de água cristalina que brotam do topo de seus imensos paredões e formam as belas cachoeiras e compõe as principais bacias do continente Sul Americano.

A história da Chapada dos Veadeiros começou com o ciclo do ouro, em Cavalcante, originando a maior comunidade quilombola do Brasil, os Kalungas. Depois, vieram a pecuária e mais tarde o ciclo do cristal em São Jorge. Atualmente o turismo está presente em toda a região.

A Chapada é formada por cinco municípios: Alto ParaísoCavalcanteColinas do SulSão João D´aliança e Teresina de Goiás. Os principais pontos turísticos são Alto Paraíso, o vilarejo de São Jorge (onde está localizada a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros) e o berço dos povos da região, a antiga Cavalcante, primeira cidade a ser fundada , em 1740, pelos Bandeirantes.

Além da natureza exuberante, a cultura local também é marca da região.  Festas, festejos e folias tradicionais na cidade e em povoados são comuns o ano inteiro.  O ar místico por conta de diversas comunidades alternativas existentes dá um charme a mais, como uma curiosidade a parte.

Maiores informações no site: http://www.chapadaveadeiros.travel/pt/chapada-dos-veadeiros-guide