Em 2014, Aeroporto de Brasília teve 2ª maior movimentação do país

Publicado em 29 de janeiro de 2015 às 16:29

O Aeroporto Juscelino Kubitschek, de Brasília, foi o 2º aeroporto brasileiro mais movimentado em 2014. Com 18,1 milhões de passageiros embarcando e desembarcando no terminal, o fluxo foi 10% maior que em 2013. Assim, superou Congonhas (SP) e Galeão (RJ), indo do 4º para o 2º lugar da lista. Além disso, tornou-se também um dos quatro maiores da América Latina.

Desde que a Inframerica, consórcio formado pela Infravix Empreendimentos com a Corporación América, assumiu a administração do aeroproto, outras posições foram conquistadas, como o 3º lugar em movimentação internacional e o 1º em capacidade de pista.

“Nossa estrutura e os nossos serviços também melhoraram. Transformamos o Terminal em um dos mais modernos do país. As conquistas durante esses primeiros anos de concessão confirmam que o investimento em um projeto audacioso está num bom caminho. Fazemos isso tudo levando em conta a segurança da aviação civil, valor imprescindível que norteia nosso dia a dia operacional. Infraestrutura e um bom atendimento aos nossos clientes são objetivos que nos motivam a continuar a crescer”, afirma Alysson Paolinelli, presidente da Inframerica.

Entre as razões para o crescimento está a redução do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aviação no Distrito Federal, que foi de 25% para 12% em 2013. A medida foi um forte estímulo para que as companhias aéreas tivessem mais voos aterrissando e decolando em Brasília.

É importante citar também que a ampliação do aeroporto, somada a sua localização central, contribuíram para que ele fosse o maior hub doméstico do Brasil. Ou seja, o terminal é uma espécie de centro de distribuição de voos que vão para outros Estados. Em 2014, aproximadamente 1 milhão de passageiros, 45% do total, passaram por ele enquanto faziam conexão para outros destinos.

Além disso, o Aeroporto de Brasília cresceu também na dimensão logística. De maneira que, no ultimo ano, 180 mil aviões pousaram e decolaram, algo que significa, aproximadamente, 500 movimentos aéreos por dia. Em 2015 a expectativa é de que o número aumente graças à ampliação realizada em novembro de 2014.

A movimentação internacional no aeroporto também teve um aumento considerável. Com 625 mil passageiros, a circulação foi 19,71% maior que em 2013. Com nove voos diretos de Brasília para outros países, é possível chegar a sete destinos estrangeiros, com as opções de 46 frequências semanais.

“No ano passado, a Air France passou a integrar nosso portfólio, a Gol iniciou um voo semanal para Punta Cana, a Copa Airlines adicionou mais um voo com quatro frequências semanais, e a Delta trocou a aeronave que faz o trecho Brasília-Atlanta por uma 20% maior do que a utilizada anteriormente. Em 2015, a área internacional deve crescer ainda mais com novas frequências para Miami, Paris e um novo destino: Orlando”, contou Paolinelli.

Em um ano agitado, o maior movimento ficou para os meses de julho e dezembro, como era de se esperar por conta das férias escolares e recessos. Julho ainda teve a contribuição da Copa do Mundo, que levou 1,6 milhão de turistas e torcedores a passarem pelo terminal. Dezembro marcou o ano por ter um recorde na movimentação de pessoas, que chegou a aquase 1,7 milhão.

Começo do ano e expectativas pro futuro

2015 já começou agitado para o Aeroporto de Brasília. Só no dia 5 de janeiro, primeira segunda-feira do ano, 65 mil passageiros passaram pelo terminal, valor 32,6% maior que a média do fluxo diário e que ultrapassou mesmo os dias mais movimentados de dezembro.

O consórcio Inframerica espera que, em janeiro deste ano, passem pelo aeroporto cerca de 1,65 milhão de passageiros, 4% a mais que em 2014.