600 câmeras são instaladas em todo o DF, inclusive no Aeroporto

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 17:48

A instalação de 600 câmeras em alta definição foi anunciada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para auxiliar no monitoramento da cidade.

O Distrito Federal já conta com 39 câmeras, mas nenhuma funciona em alta definição. A ideia é que estas novas câmeras possam captar desde as placas de carros a rostos de pessoas que passam pelas ruas. Até junho de 2013 todas já devem estar em funcionamento.

Um dos locais que serão priorizados para a instalação deste novo equipamento de segurança será o Aeroporto JK, seguido pela Esplanada dos Ministérios, o Setor Hoteleiro e o Estádio Nacional. O projeto, que prevê a instalação de um total de 2 mil aparelhos, tem o valor estimado em R$ 65 milhões. O objetivo é trazer uma diminuição nos crimes da região e agilização ao serviço de segurança.

O projeto já está finalizado e o edital deverá ser lançado ainda este mês. Ficarão responsáveis pelo monitoramento deste novo sistema a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) e outras dez centrais que ainda serão colocadas em prática.

Da Redação, com informações R7