EUA liberarão vistos para o Brasil com menos rigidez

Publicado em 26 de março de 2012 às 17:41

Alertas por estarem perdendo oportunidades com turistas brasileiros, a Missão Diplomática dos EUA no Brasil anunciou na segunda-feira, 26 de março, o lançamento de dois programas-piloto que visam facilitar a entrada de brasileiros nos EUA. Um deles, chamado de Global Entry Program (GEP), busca agilizar a entrada de visitantes classificados como de “baixo risco” em 20 aeroportos americanos, entre eles os de Miami e Nova York.

Visitantes de baixo risco são os que são aprovados pela alfândega americana e pela polícia federal brasileira através da verificação de antecedentes criminais feitas pelos dois países.

Para que o Global Entry entre em vigor ainda falta que ambos países assinem um acordo bilateral para a liberação, e isso depende da agilidade dos processos burocráticos sempre imprevisíveis.

Quem for aprovado no Global Entry será dispensado da fila de imigração e passará diretamente por quiosques digitais nos aeroportos. Com a digital do passageiro, o quiosque emite um recibo e libera o turista para recolher a bagagem. Entretanto, fazer parte do programa não dispensa as pessoas da necessidade de visto para entrar nos EUA. Já existem iniciativas semelhantes com outros países, como México e Holanda.

O programa piloto atenderá a 150 viajantes experimentalmente. Qualificam-se para participar os profissionais de imprensa, de agências de viagens, empresas aéreas, executivos e funcionários de empresas com negócios nos EUA. O benefício é válido por cinco anos.

Numa segunda etapa da implantação, o número aumentará para 1.500, e aí talvez possam ser incluídos viajantes de turismo, o que ainda é pouco e não resolve a grande morosidade para a entrada nos EUA. A Taxa para aderir ao programa custa U$ 100.

A medida beneficia principalmente o viajante de negócios que necessita visitar os EUA com uma frequência maior que a maioria dos turistas.

Os vistos

O outro programa da Missão diplomática refere-se à criação de um programa de facilidades para a obtenção do visto obrigatório para entrada nos EUA. O programa permite que certas pessoas consigam vistos sem ser entrevistadas por um funcionário consular.

Isso facilitará viagens e permitirá que brasileiros que nunca tiveram um pedido de visto recusado e que atendam a outros critérios solicitem esse atendimento simplificado,no entanto, cumpre ressaltar que nem todas essas solicitações serão consideradas.

Podem solicitar essa facilidade pessoas que viajam a turismo, negócios, membros de tripulação, estudantes acadêmicos e de escolas técnicas cujo visto ainda esteja válido ou tenha expirado nos últimos 48 meses.Viajantes com menos de 16 anos ou que tenham 66 anos ou mais, também serão beneficiados.

O governo dos EUA almeja facilitar a capacidade dos brasileiros viajarem para os EUA e os americanos visitarem o Brasil.