Inscrições para voluntário da FIFA vão até dia 21/09

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 15:42

As inscrições para o Programa de Voluntários da FIFA terminam em 21 de setembro, um mês depois do lançamento da iniciativa. O Comitê Organizador Local (COL) registrou 118.210 adesões até esta sexta-feira (14/09). Do número total de candidatos, 111.799 são brasileiros e 6.418 estrangeiros. A intenção é selecionar interessados em trabalhar na Copa das Confederações em 2013, na Copa do Mundo em 2014 e nos sorteios da tabela final dos dois eventos, que acontecerão em São Paulo (SP) e na Costa do Sauípe (BA).

Entre os inscritos, 97% manifestaram interesse em trabalhar na Copa do Mundo e 77% querem atuar na Copa das Confederações. O número de cadastrados nos sorteios também foi considerado alto pelo COL: 65.304 para o evento em dezembro deste ano, no Anhembi, e 77.678 para o evento do ano que vem, na Bahia.

O COL decidiu manter as inscrições abertas por mais tempo, mesmo já tendo atingido o número técnico suficiente de cadastros, que é de 90 mil pessoas. “Queremos dar a chance de todos se inscreverem, garantindo que os voluntários tenham perfis distintos: homens e mulheres, diferentes classes sociais, todas as faixas etárias e pessoas com deficiência”, afirma o ex-jogador Ronaldo Nazário, integrante do Conselho de Administração do COL, em entrevista ao FIFA.com.

Quando a marca de 95 mil inscritos foi alcançada, o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, elogiou a mobilização dos brasileiros e afirmou que o número já era o recorde histórico do Programa. A estimativa é de que 7 mil voluntários trabalhem na Copa das Confederações e 15 mil na Copa do Mundo.

» Confira o link para as inscrições (site oficial da FIFA.com)

O processo de cadastramento é a primeira etapa do processo de seleção. A escolha dos voluntários conta ainda com entrevistas e treinamentos geral e específico. O trabalho voluntário não é remunerado, mas o COL e a FIFA oferecem aos selecionados uniformes, auxílio para o deslocamento até o local das atividades (dentro da cidade-sede) e alimentação durante o período de trabalho.

Os candidatos devem preencher alguns requisitos, como ter no mínimo 18 anos e disponibilidade de atuar pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos, sendo que cada turno de trabalho durará até 10 horas. Durante o processo de seleção serão verificadas as habilidades, perfil e conhecimentos de cada inscrito.

Fonte: Portal da Copa