Aumenta o número de desembarques internacionais em Brasília

Publicado em 15 de julho de 2012 às 23:48

Em 2010, o Aeroporto de Brasília recebeu aproximadamente 37 mil passageiros de outros países. No ano passado, o número passou para mais de 63 mil estrangeiros

O Ministério do Turismo divulgou uma lista com resultados animadores para a capital federal. De acordo com um balanço feito pelo órgão, o número de desembarques internacionais no Aeroporto Internacional de Brasília quase dobrou no período de um ano.
A estimativa confirma a movimentação intensa de pessoas do mundo todo na cidade, que é considerada o terceiro hub do país. Em 2010, o Aeroporto de Brasília recebeu cerca de 37 mil passageiros de outros países. No ano passado, o número passou para mais de 63 mil estrangeiros. O principal emissor foi os Estados Unidos, com, aproximadamente, 18 mil pessoas. Na Europa, o país que mais enviou pessoas para o Brasil foi Portugal (12.402). Já na América do Sul, o recorde continua sendo da Argentina (3.047). “Brasília é um grande portão de entrada para o Brasil, tanto pela quantidade de voos internacionais que recebemos diariamente, quanto pela localização da cidade, que está no centro do país”, explica o secretário-adjunto de Turismo do Distrito Federal, Geraldo Bentes.

De acordo com a Infraero, o número de voos internacionais sem escala que partem de Brasília saltou de dois para oito desde 2008. Além da TAP, pioneira nos voos diretos para a Europa partindo de Brasília, foram criadas mais nove linhas internacionais que levam a sete cidades em seis países distintos. Apenas nos voos para Lisboa, operados pela TAP, foram transportados, em média, 10 mil passageiros por mês em 2010. “Temos aqui perto um grande atrativo de turistas que é o trabalho de João de Deus. O médium é bastante procurado e admirado pelo público, principalmente, pelos portugueses.”

Nos trechos da TAM para Miami, em que se usam aeronaves com capacidade para transportar 175 passageiros na classe econômica e 30 na executiva, a média de ocupação é de 166 e 28 pessoas, respectivamente. Além da companhia brasileira, a American Airlines também opera voos para Miami. Outros voos para destinos internacionais saindo do Aeroporto Juscelino Kubitschek criados nos últimos quatro anos são o da Copa Airlines para a Cidade do Panamá, o da Delta Airlines para Atlanta (EUA) e os das empresas Lan Airlines e Taca Airlines para Lima (Peru).