Governo fará melhorias em mais de 200 aeroportos regionais

Publicado em 17 de julho de 2012 às 11:11

Sessenta e cinco destinos considerados indutores da atividade turística no Brasil serão contemplados direta ou indiretamente pelo Plano de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC). A indicação foi feita pelo Ministério do Turismo, integrante do grupo de trabalho que elabora o pacote de medidas da SAC. O assunto foi pauta de reunião entre MTur e representantes das secretarias estaduais de Turismo realizada na tarde desta segunda-feira (16), em Brasília (DF).

Ao todo, terminais de mais de 200 municípios brasileiros serão construídos, ampliados ou modernizados. Além da qualificação em infraestrutura, o plano deve contemplar também investimentos em processos de gestão. Segundo o gerente de Política de Serviços Aéreos da SAC, Gustavo Fleury, a meta é ampliar de 71% para 94% o percentual de brasileiros atendidos por aeroportos no país.

“A movimentação dos aeroportos brasileiros cresceu cerca de 40% nos últimos anos, e muito se deve ao turismo”, assegurou Gustavo. A participação do MTur no processo de mapeamento de rotas que podem potencializar o turismo no Brasil “vai garantir que o pleito do setor seja contemplado ao máximo, considerando o dinamismo do mercado e o potencial de cada localidade”, garantiu.

O estudo analisou cerca de 150 municípios brasileiros atendidos pela aviação regular no país, quantidade de rotas disponíveis, infraestrutura dos terminais e critérios de acessibilidade (integração com outros modais de transporte). O plano está sendo preparado pela SAC com a participação do MTur, MPOG, Anac, Infraero e governos estaduais.

Fonte: MTur