Avançam obras no Aeroporto de Salvador

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 11:50

As melhorias previstas no cronograma da Infraero para a Copa do Mundo no Aeroporto Internacional de Salvador/Luís Eduardo Magalhães (BA) seguem em bom ritmo. A obra de construção da nova torre de controle do aeroporto é a mais avançada: já foram concluídos os trabalhos de terraplenagem e de parte da pavimentação e fundações, entre outros, sendo que o estágio atual é a construção das estruturas em concreto armado da torre e das instalações do novo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA). Até o final de setembro, já foram executados 15,69% da obra.

As obras da torre de controle tiveram início em junho e representam investimentos de R$ 14,6 milhões. O prédio de cerca de 60 metros de altura contará com cabine de controle, dois elevadores, laboratório de inglês, salas de reuniões subdivididas por painéis acústicos móveis, que ao serem deslocados permitem a formação de um auditório para aproximadamente cem pessoas. A previsão de conclusão dos trabalhos é dezembro de 2013.

Também está em andamento desde o final de setembro a obra de ampliação e reforma dos pátios de aeronaves do aeroporto, atualmente na fase de mobilização e montagem de instalações para as intervenções. Os trabalhos, que receberão um montante de R$ 16,9 milhões, contemplam ações como a revitalização e ampliação dos pátios e a renovação da sinalização das posições de estacionamento de aeronaves, com prazo de conclusão estimado para setembro de 2013.

Além disso, também foi publicado no fim de setembro o edital para as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Luís Eduardo Magalhães. A reforma no Aeroporto de Salvador contemplará, entre outros itens, a modernização do sistema de esteiras de bagagens e das pontes de embarque, e uma nova cobertura do hall entre o terminal de passageiros e o edifício garagem. A abertura do processo licitatório está marcada para o dia 26/10, sendo que o prazo para execução dos trabalhos é de 450 dias, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

“O escopo dos investimentos no Aeroporto de Salvador demonstram o empenho da Infraero para ampliar a estrutura para a Copa do Mundo e atender a demanda dos próximos anos”, pontuou o superintendente de Salvador, Manoel Henrique Bandeira.

Fonte: Infraero