Infraero entrega ampliação do Aeroporto de Macapá

Publicado em 8 de maio de 2013 às 16:59

Nessa terça-feira, 7/5, entraram em operação assistida os dois módulos operacionais do Aeroporto Internacional de Macapá/Alberto Alcolumbre (AP), ampliando o conforto de passageiros e demais usuários do terminal amapaense. O investimento da Infraero foi de R$ 8,25 milhões e ampliou a área total do terminal de passageiros de 2,9 mil m² para 5,4 mil m².

Entrar em operação assistida significa que os módulos vão funcionar normalmente, recebendo passageiros e operações, sendo que todo o funcionamento vai ser monitorado por empregados da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Esta fase de entrega dos Módulos Operacionais representam para nós o cumprimento do compromisso assumido junto à sociedade amapaense”, concluiu Abibe Ferreira, superintendente da Regional Norte.

Os módulos funcionam como salas de embarque e desembarque, e possuem toda a infraestrutura necessária para oferecer funcionalidade e bem-estar a passageiros e usuários, como climatização, isolamento termoacústico, sistemas de informação e de som, sanitários, além de espaços para lanchonete e loja de conveniência. O módulo de embarque tem área de 1,3 mil m², enquanto o de desembarque possui 1,2 mil m², este contando com duas novas esteiras de restituição de bagagens.

A mudança foi bem recebida pelos usuários. “Ficou muito bom, com capacidade para receber melhor os passageiros. Vejo que melhorou também porque a distância entre as aeronaves e as salas ficou mais curta, o que ajuda muito considerando as condições climáticas no norte do país”, disse a passageira amapaense e psicóloga Maria da Glória Amorim. O superintendente de Macapá, David de Oliveira, enfatizou o ganho de comodidade para os passageiros. “Com essa ampliação, o Aeroporto de Macapá vai oferecer mais conforto e espaço para os passageiros e usuários”, afirmou.

Os módulos operacionais são estruturas utilizadas em aeroportos do mundo inteiro para ampliar os níveis de conforto dos terminais. Até o momento, a Infraero já implantou instalou módulos nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (SP), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Teresina (PI), Imperatriz (MA), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Cuiabá (MS).

Em 2012, o Aeroporto de Macapá registrou 573.560 embarques e desembarques. A capacidade do aeroporto é de 3 milhões de passageiros ao ano.

Assessoria de Imprensa – Infraero