Taxas nos aeroportos privatizados podem cair 21%

Publicado em 27 de junho de 2012 às 13:56

Durante encontro com líderes empresariais na capital nesta terça-feira, 26 de junho, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt disse que a concorrência nos aeroportos por meio da entrada da iniciativa privada deve fazer com que as taxas cobradas por serviços operacionais sejam reduzidas em cerca de 21%, o que deverá ser repassado ao consumidor. Entre esses serviços estão operações relacionadas a pousos, decolagens e abastecimento, entre outras. “A concorrência ajuda a reduzir as tarifas”, afirmou o ministro.

De acordo com o Ministro, o setor já registrou um grande salto nos últimos anos. Em 2003 por exemplo, 71 milhões de usuários viajaram de avião, enquanto em 2011 o número aumento para 180 milhões. Atualmente no país a média de viagens aéreas é de 0,3 por habitante, enquanto nos países mais desenvolvidos é de 1,7.

Segundo o Ministro, para os aeroportos brasileiros acompanharem o crescimento da demanda, precisam triplicar suas capacidades atuais até 2030.

No Brasil, segundo a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, existem 727 aeródromos públicos e outros 2.689 privados. Dos 727 públicos, somente 129 recebem voos comerciais. A Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária atualmente administra 62 aeroportos e concedeu recentemente a operação de quatro deles – São Gonçalo do Amarante (RN), Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília – à iniciativa privada.

Para o Ministro, essa concessões devem possibilitar a redução de tarifas cobradas dos passageiros e lembra que as empresas deverão desenvolver empreendimentos comerciais ao redor dos aeroportos, como hotéis e centros de negócios. E ressaltou a importância das parcerias públicas com empresas privadas, no aumento de qualidade dos serviços prestados nos aeroportos.