Guia turístico apresenta Brasília de um jeito novo

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 16:47

Brasília é uma cidade peculiar e difícil de se explicar. Por isso a arquiteta Gabriela Bilá, de 24 anos, teve a ideia de criar um guia turístico à altura de uma cidade tão diferente como a capital brasileira. Voltado tanto para turistas como para moradores da cidade interessados em aprender mais sobre a vida cultural da cidade, O Novo Guia de Brasília apresenta o local como alguém que apresenta sua cidade natal para um amigo, destacando o estilo devida e a produção cultural da capital.

Em seis capítulos e 200 páginas, o livro revela o estilo de vida dos brasilienses, os monumentos arquitetônicos e principais atrações da cidade em textos, fotos, mapas e ilustrações feitos por alguém que nasceu e cresceu na cidade. O Guia é resultado de um trabalho de conclusão de curso de Gabriela, que teve a ideia quando morou fora do Brasil por 2 anos. Ela conta que se divertia com a reação dos arquitetos estrangeiros quando ela explicava o desenho de Brasília e como vivem seus moradores em uma cidade que parece tão complexa. “Também vi como a Europa estava preparada na questão do turismo e pensei nos turistas que vinham para cá, e como é difícil para os visitantes entenderem a nossa cidade”, explica.

O livro é bilíngue (inglês/português) e contém informações sobre “a vida sobre pilotis” (estrutura arquitetônica comum na capital), tanto no Plano Piloto quanto nas cidades satélites, os pontos difusores de cultura, as festas, as feiras os personagens e até mesmo as frutas  de Brasília, organizadas em um mapa.

Os recursos para a publicação do livro foram conseguidos pelo site de financiamento coletivo (crowdfunding) Catarse. As contribuições de 571 pessoas foram usadas para pagar as despesas de tradução e impressão de mil exemplares, que estão sendo distribuídos para os colaboradores e também serão colocados à venda.