Na segunda-feira (23), Brasília receberá o próximo jogo do Brasil na Copa. O turista que foi prestigiar a seleção tem muito mais do que a partida de futebol para ver na capital: a cidade é também um ótimo ponto turístico.
Nela estão os grandes monumentos do país, famosos pelas linhas curvas da arquitetura de Niemeyer e a Lagoa Paranoá, onde é possível praticar esportes aquáticos, passear de barco ao pôr-do-sol ou apenas apreciar um belo fim de tarde nos bares que se estendem na orla do lago – uma boa pedida para quem quer descansar após a maratona de jogos.
Para quem tem mais tempo na cidade, Brasília reserva boas surpresas: a apenas 50 km da capital está a Reserva Ecológica Chapada Imperial, uma área de 4800 hectares que abriga belas trilhas e cachoeiras. A visita deve ser agendada e o pacote diário, que inclui almoço e passeios, custa de 80 a 100 reais por pessoa.
Para aqueles que podem seguir viagem, há ainda a Chapada dos Veadeiros. Localizada a 2h30 de distância do norte de Brasília, o local é um paraíso dos aventureiros e amantes do ecoturismo. São tantas as atrações que, em 2011, a Chapada dos Veadeiros foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO: com diversas trilhas e cachoeiras, o local guarda tesouros naturais como o Vale da Lua, formação rochosa de 600 milhões de anos que leva esse nome pois sua aparência se assemelha ao solo da cratera lunar.
Mas não é apenas a natureza que atrai milhares de visitantes à Chapada. Uma de suas localidades, Alto do Paraíso, possui minas de cristais nas redondezas e está localizada na mesma latitude de Machu Picchu, cidade sagrada do povo Inca, o que atrai muitas pessoas em busca de misticismo e renovação de energias.
Lenda ou não, fica a sugestão para os turistas que estão em Brasília: que tal aproveitar o feriado de Corpus Christi na Chapada e trazer boas energias para a seleção brasileira no jogo de segunda?