Turismo deve abrir 250 mil vagas em cursos de capacitação para a Copa

Publicado em 24 de julho de 2012 às 10:43

O Ministério do Turismo pretende oferecer 250 mil vagas até 2014 em diversos cursos de capacitação profissional com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A informação é da assessora especial do ministro, Suzana Dieckmann, que participou da audiência pública promovida pela Comissão de Turismo e Desporto nesta terça-feira para discutir a qualificação de mão de obra para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo Suzana Dieckmann, o Pronatec Copa trabalha com 30 cursos de 160 horas/aula. “Vamos abrir novas inscrições a partir do dia 20 de junho”, acrescentou.

A diretora de Educação Profissional do Senac Nacional, Anna Beatriz Waehneldt, informou que a entidade fez um acordo com a Fifa para qualificar 80 mil voluntários em 48 funções. Desse total, 8 mil pessoas devem fazer cursos presenciais. “O Senac entra com a elaboração dos cursos e do material didático. Os professores ficam sob a responsabilidade da Fifa”, afirmou.

Capacitação no transporte

Um dos coordenadores do Sest Senat, Wesley Passaglia, disse que a entidade lançou o programa “O Transporte na Copa”. A meta é capacitar 380 mil pessoas, como motoristas, cobradores de ônibus e taxistas. “O conteúdo dos cursos inclui aulas de espanhol e inglês, além de legislação de trânsito, e conhecimentos sobre pontos turísticos”, disse.

O presidente da comissão, deputado José Rocha (PR-BA), disse que a qualificação de mão de obra é importante para o sucesso da Copa no Brasil e informou que outros encontros serão promovidos sobre o assunto. “Na próxima audiência pública queremos a presença de representantes da Aeronáutica e da Infraero. Queremos saber como estão as obras nos aeroportos do País”, declarou.

Os Interessados poderão consultar a disponibilidade de turmas diretamente pelo site do programa: www.pronateccopa.turismo.gov.br .As inscrições vão até 31 de julho e já contam com mais de 200.000 inscritos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias