Greve de controladores na França provoca cancelamento de 40% dos voos, dois em Brasília são afetados

Publicado em 8 de abril de 2015 às 15:32

Nessa terça, quarta e quinta-feira (7, 8 e 9) controladores franceses fazem greve contra o aumento da idade mínima de aposentadoria e por melhorias na organização do trabalho, e causam cancelamentos. Nessa quarta-feira 40% dos voos que sairiam dos aeroportos afetados pela greve foram cancelados preventivamente. Para quinta-feira a previsão é que sejam cancelados 50% dos voos programados.

O movimento organizado pelo maior sindicato dos Controladores de Tráfego Aéreo da França, o SNTCA, anunciou que as greves acontecerão para voos que saem ou chegam aos aeroportos de Charles de Gaulle e Orly, em Paris, e em Bordeaux, Lyon, Marselha, Tolouse, Nice e Nantes. Foi emitido aviso prévio às companhias aéreas, que divulgaram os cancelamentos ontem, evitando filas nos aeroportos.

A Air France, maior companhia do país, cancelou 70% dos voos que saem ou chegam ao aeroporto Orly, e 40% dos voos nos outros aeroportos do país, garantindo a operação da maioria dos voos internacionais. Para o Brasil, um voo da companhia foi cancelado, que decolaria hoje às 11h20 de Charles de Gaulle a Brasília. O voo que sairia de Brasília para Paris às 22h25 de hoje também foi cancelado. Os outros voos entre a capital francesa e o Brasil, chegando ou partindo de São Paulo e Rio de Janeiro foram mantidos.

Se as negociações sobre os assuntos reivindicados não evoluírem, são previstas mais duas greves da categoria, entre os dias 16 e 18 de abril, e 29 de abril e 2 de maio.

A idade mínima de aposentadoria dos controladores na França atualmente é de 57 anos, e a reivindicação é contra o seu aumento pretendido pelo governo para 59 anos.

Em nota, a Airfrance divulgou informações para os seus clientes sobre consulta e adiamento dos voos:

Para consultar informações de voo:

Em caso de cancelamento ou atraso, a Air France oferece o serviço AF Connect para informar os clientes diretamente em seu celular, smartphone ou por e-mail usando os seus contatos pessoais fornecidos à companhia aérea. O serviço AF Connect é gratuito e está disponível em 13 idiomas para os passageiros em todo o mundo.

A fim de ser notificado pessoalmente pelo AF Connect, a Air France convida os passageiros a atualizar seus dados de contato pessoal (celular e/ou endereço de email) em seu arquivo de reserva no site da companhia. A Air France poderá, então, informá-los por e-mail ou SMS em caso de cancelamento ou atrasos.

Em todos os casos, os clientes são recomendados a verificar o horário de voo, atualizado em tempo real, antes de ir para o aeroporto:

• em www.airfrance.com.br, na seção “Horários de voos”.
• no site mobile.airfrance.com.br ou nos aplicativos da Air France para iPhone, Android, Windows Phone e BlackBerry
• por SMS com o número do voo para 63654 (exemplo: AF6250).

Para adiar sua viagem:

Para os passageiros cujos voos foram cancelados, a Air France oferece a possibilidade de adiar seus voos sem custos adicionais entre 10 e 15 de abril de 2015:

• em www.airfrance.com.br , na seção “visualizar/modificar reservas”
• ligando para os números indicados:
4003 9955 – opção 4 – para capitais e regiões metropolitanas ou
0800 888 9955 – opção 4 – para outras localidades (entre 8h e 19h).
• Twitter: @AirfranceFR, @HOPinfos
Facebook.com/airfrance ou hop.fr

Na quarta-feira (8), a companhia atualizará os planos de voos para quinta-feira, 9 de abril de 2015.”