Governo e empresariado colocam desenvolvimento turístico em pauta

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 14:27

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, se encontraram ontem (11) com empresários do setor com o objetivo de discutir estratégias para desenvolver a competitividade dos destinos brasileiros. Representantes da Câmara Empresarial de Turismo e da Confederação Nacional do Comércio apresentaram ao governo uma série de reivindicações para melhorar a eficiência da atividade. Hoffmann firmou compromisso de analisar as propostas e marcar novo encontro com os segmentos.

Na lista de temas apresentada pelo empresariado entraram a inclusão do consumo de turistas estrangeiros na pauta de exportações, a desoneração da importação de equipamentos sem similares nacionais para parque temáticos, aquários e museus, a formalização de microempresas e a abertura de linhas de crédito para trens turísticos. Responsável pela reunião, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, ressaltou os avanços obtidos pelo setor a partir da interlocução com o governo. “Temos trabalhado em conjunto e o resultado tem sido positivo”, afirmou.

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a presença da ministra Gleisi Hoffmann confirma a importância que o governo federal tem dado ao turismo. “Temos condições de alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro no atual cenário de crise mundial. O governo federal tem este entendimento e trabalha com essa perspectiva”, comentou Gastão Vieira.

Fonte: MTur