Obras do Aeroporto de Manaus já têm 46% de execução

Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 11:21

Treze meses após o início dos serviços, as obras de reforma, adequação e ampliação do terminal de passageiros 1 do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) seguem em ritmo acelerado. Até o final de dezembro, 46% das melhorias já haviam sido concluídas. O prazo previsto para o término das obras, que representam investimento de R$ 344,02 milhões, é dezembro de 2013.

Aproximadamente 880 operários estão trabalhando no empreendimento. Atualmente, encontra-se em andamento a construção do novo estacionamento e viaduto, novas salas de embarque e desembarque doméstico e internacional e áreas administrativas, que serão entregues no próximo mês de maio. A partir daí, serão iniciados os trabalhos de demolição e construção das áreas localizadas no lado leste do terminal de passageiros.

Segundo avaliação do superintendente da Regional Noroeste da Infraero, Rubem Lima, responsável pelo Aeroporto de Manaus, as obras estão seguindo em um ritmo considerado satisfatório, e que um efetivo acompanhamento do cronograma é essencial para o cumprimento do prazo estabelecido para a entrega. “Precisamos estar em permanente acompanhamento de todas as etapas das obras, visitando as frentes de serviços constantemente e estabelecendo um canal de comunicação eficiente e contínuo com todos os elos envolvidos nas obras. Esse tipo de gestão é extremamente importante para que possamos, em dezembro deste ano, estar entregando à sociedade um novo aeroporto, que será, com toda certeza, motivo de orgulho para todo povo amazonense e para aqueles que por aqui passarem”, destacou.

Melhorias no terminal 1

Após as obras de melhorias, o terminal 1 do Aeroporto de Manaus terá sua área total ampliada de 39,4 mil m² para 97,25 mil m², além de aumentar sua capacidade anual, que passará dos atuais 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros. O terminal 1 também contará com todos os itens de acessibilidade, conforme as normas e leis vigentes, além de mais duas novas pontes de embarque/desembarque de passageiros, totalizando oito pontes, treze escadas rolantes, dezesseis elevadores sociais e oitenta e sete balcões de check-in, dentre outras facilidades

Terminal 2

Além das obras do terminal 1, a Infraero autorizou, em 14/12/12, o início das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros 2 do Aeroporto Internacional de Manaus. Os serviços receberão investimentos de R$ 19,49 milhões, com prazo de execução de 455 dias.

O terminal 2 terá sua capacidade ampliada para 645 mil passageiros ao ano e uma área total de 6.959 m². A sala de embarque passará de 192 m² para 686 m²; a sala de desembarque, por sua vez, aumentará de 190 m² para 562 m². As obras contemplarão também mudança de pisos, ampliação da área de check-in e do estacionamento de veículos, construção da praça de alimentação, climatização do saguão (área pública) e adequações para aperfeiçoar a acessibilidade no espaço.

Assessoria de Imprensa – Infraero