Aeroporto de Brasília inaugura Píer Sul para voos domésticos

Publicado em 17 de abril de 2014 às 16:44

O Aeroporto Internacional de Brasília/Presidente Juscelino Kubitschek inaugurou ontem (16) o Píer Sul, exclusivo para voos domésticos, com dez pontes novas de embarque e mais de 20 mil m². A obra de R$ 1,2 bilhão aumentará a capacidade do aeroporto de 16 milhões para 21 milhões de passageiros. Cerca de 43% das operações neste aeroporto são de conexões para outros destinos.

A presidenta Dilma Rousseff esteve presente no evento de inauguração e se posicionou a favor de concessões dos aeroportos à iniciativa privada, destacando importância da parceria com grandes empresas brasileiras e investidores internacionais. O aeroporto de Brasília é um dos primeiros a ser entregue à iniciativa privada, no início de 2012, ao lado de Guarulhos e Viracopos. Dilma também comentou sobre a demanda crescente do setor aéreo e garantiu que o “Brasil vai continuar crescendo, distribuindo renda e trazendo para a aviação civil toda a população deste nosso país”.

A empresa responsável pelo Aeroporto JK, Inframerica, entregará ainda outra obra, o Píer Norte, previsto para ser concluído 24 de maio, a tempo da Copa do Mundo. Com os dois píeres, a capacidade do aeroporto passará a ter 29 pontes de embarque, em contraste com as 13 atuais.

Ontem (16) foram entregues também a duplicação do viaduto de acesso ao piso de embarque e a nova Sala Vip, com 1.500 m². Para até final de abril, devem ser concluídas as obras do pátio e estacionamento de aeronaves.

De acordo com matéria da ebc.com, Alysson Barros Paolinelli, presidente do consórcio, disse que “o aeroporto não para em sua ampliação. Ao final da Copa, vamos com outras ampliações, com um novo terminal de cargas, com a possibilidade de novos hotéis dentro do aeroporto. E isso é uma obra constante: quanto maior o crescimento do aeroporto, maiores os investimentos que a Inframérica trará para atender melhor à população”.