A Infraero – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária -, anunciou que inicia neste sábado, 16 de Junho, a primeira de duas etapas da obra de manutenção na pista principal do Aeroporto Internacional de Rio Branco/Plácido de Castro, que tem como objetivo ampliar os níveis de segurança de pousos e decolagens. Durante a realização dos serviços, as operações estarão suspensas no aeroporto acreano, sendo que essa interdição foi previamente debatida entre Infraero, Anac- Agência Nacional de Aviação Civil – e as empresas aéreas que operam no Plácido de Castro.
Nesta primeira fase, os serviços serão realizados a partir das 6h do dia 16 de Junho e seguem até as 22h do domingo, 17 de Junho, horário local. A segunda etapa será realizada no mesmo período entre os dias 23 e 24 de Junho.
A pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco possui 2.158 metros, desse total, 1.288 metros permanecerão interditados para as obras, a partir da cabeceira 24. Apenas um trecho de 870 metros estará disponível para pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte que atendem a aviação regional. Os serviços de reforma serão realizados pelo Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército Brasileiro, com coordenação e acompanhamento de equipes da Infraero.
O superintendente do Aeroporto de Rio Branco, Jailson Araújo, ressaltou a importância das melhorias na pista: “As obras são necessárias para que o aeroporto mantenha bons níveis de conforto e segurança operacional nos pousos e decolagens, proporcionando também uma melhoria na infraestrutura para passageiros e usuários”, afirmou o superintendente.