Apenas 8% da verba de transporte para a Copa de 2014 foram liberados

Publicado em 9 de novembro de 2012 às 17:13

Segundo dados de um relatório de fiscalização atualizado do Tribunal de Contas da União (TCU), faltando 21 meses para o maior evento futebolístico do mundo, apenas 8,3% da verba estimada em R$ 7 bilhões em empréstimos destinados ao setor de transporte foi liberado.

Entre 44 obras previstas de transporte urbano, apenas seis tiveram liberação de recursos até o mês passado. Cinco delas não têm sequer contrato assinado entre a Caixa, órgão financiador, e os órgãos públicos responsáveis pela execução, e pelo menos duas obras já foram retiradas da programação porque não ficariam prontas até o evento.

Segundo o ministro Valmir Campelo, as obras de mobilidade são as que mais preocupam para a Copa, e uma parte delas não está pronta até 2014.

No setor aéreo, a situação também é crítica. Segundo o ministro, a Infraero está com dificuldades na licitação das obras sob sua responsabilidade e até nos aeroportos concedidos à iniciativa privada por meio de licitações (Brasília, Natal, Campinas e Guarulhos) também estão em situações preocupantes. Segundo o ministro, as obras de Campinas e Guarulhos têm previsão de conclusão muito próximas do início do evento.

Da redação, com informações Jornal de Floripa