Intenção de fechar aeroporto Salgado Filho cria polêmica

Publicado em 18 de janeiro de 2013 às 18:57

Pretendendo viabilizar a construção de um novo terminal aeroviário na Região Metropolitana de Porto Alegre, o encerramento das atividades do aeroporto Salgado Filho tem causado controvérsias entre empresários e especialistas do ramo.

Apesar de não ser economicamente viável a manutenção de dois aeroportos na região, também existem incertezas quanto às condições de mobilidade com o futuro terminal em Caxias do Sul.

De acordo com estudo da PricewatershouseCoopers (PwC), a construção de um novo sítio aeroviário seria a única alternativa para ampliar a capacidade do estado para receber o número crescente de passageiros e cargas. Entretanto, muitos vêem problemas em encerrar as atividades no Aeroporto Salgado Filho.

A região ainda não recebe um fluxo de passageiros e cargas grandes o suficiente para manter dois aeroportos e a existência de dois aeroportos na mesma região, ou relativamente próximos, dificulta a atração de investimentos e o retorno econômico, como defendido por Carlos Biedermann, sócio para a Região Sul da PricewatershouseCoopers.

Da redação, com informações Zero Hora