87% das obras aeroportuárias para a Copa de 2014 estão atrasadas

Publicado em 21 de maio de 2012 às 10:58

A situação dos aeroportos no Brasil é uma das maiores preocupações do Governo e da Fifa para a realização da Copa de 2014. Na tentativa de colocar os terminais aeroportuários em condições de uso nas cidades-sede do torneio , o governo passou o controle de 3 aeroportos à iniciativa privada e criou a Secretária da Aviação Civil.

Pelo que se pode ver não adiantou muito. Na última semana, um novo balanço divulgado pela Controladoria-Geral da União e atualizado em Abril com base em informações da Gecopa – grupo interministerial criado para coordenar ações para o mundial – ,  apontou que 87% das obras aeroportuárias do país para Copa de 2014 encontram-se em atraso. Das 31 obras previstas em aeroportos, apenas 4 estão dentro do prazo previsto e as 27 restantes, estão atrasadas.

O Aeroporto de Guarulhos, um dos principais do país, tem obras que deveriam ter começado em 2011, mas até agora não foram iniciadas.

O governo já estuda medidas alternativas e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, informou que aeroportos militares poderão ser utilizado como plano de contingência durante a Copa.