Presidente da Infraero garante nova pista do aeroporto de Rio Branco até 2014

Publicado em 9 de maio de 2012 às 15:04

O aeroporto de Rio Branco terá sua segunda pista para pousos e decolagens até 2014 e a área de embarque e desembarque passará por reforma e ampliação que deverá ser concluída até o fim do próximo ano.

A garantia foi dada pelo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Gustavo Matos do Vale, durante entrevista coletiva nesta terça-feira, 8, na Casa Civil, ao lado do governador Tião Viana, do secretário de Planejamento Márcio Veríssimo e do diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre Médici.

Antônio Gustavo do Vale explicou que a nova pista será construída em concreto, assim como já foi construída parte do pátio do aeroporto. O presidente ressaltou que o projeto deverá ser concluído nos próximos oito meses.

“Será uma pista extremamente segura, feita com uma nova tecnologia, diferente da primeira, que existe há aproximadamente 15 anos. A pista de concreto tem uma manutenção mais simples, além de não exigir uma manutenção contínua, como exige a atual”, detalhou Vale.

O presidente observa que todas as intervenções que a estrutura do aeroporto vai passar não devem interferir no funcionamento do local. Gustavo Vale garante que tudo está sendo projetado para garantir a funcionalidade e segurança no local.

“Nós queremos trabalhar celeremente, tanto na execução do projeto básico quanto na obra, para evitar que o aeroporto seja fechado. A nossa previsão é começar as obras no ano que vem e ela deverá ser executada em dois anos”, pontuou Gustavo Vale.

Mais espaço para passageiros

O governador Tião Viana afirmou que a nova pista surge como solução definitiva para a segurança de voos no Acre. Tião ressalta que o presidente da Infraero, em nome da presidente Dilma Rousseff, afirma o compromisso e a decisão do início da obra para o próximo ano.

“Essa nova pista de concreto dá segurança de 20 anos para nós, até que se decida outro local para um novo aeroporto. Vamos ter muito tempo para essa decisão sem pôr em risco a vida das pessoas”, comemora Viana.

O governador destacou ainda que, além da construção da nova pista, o aeroporto da capital passará por reforma e ampliação. De acordo com ele, as áreas públicas serão reduzidas e as áreas de embarque e desembarque, ampliadas para conforto de quem está viajando.

“A obra deve começar ainda este ano para garantir mais conforto, segurança e espaço para os passageiros. Também haverá uma reforma imediata nos locais da pista do aeroporto onde foram diagnosticadas instabilidades”, declarou Viana.

As áreas que passarão por recuperação imediata são as áreas centrais da pista e a cabeceira “06”.

Tião conclui que esta é uma conquista para o povo do Acre e demonstra a sensibilidade da presidente Dilma Rousseff ao ser solidária com as necessidades do povo acreano.

Por Nayanne Santana
Repórter da Agência Notícias do Acre